sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hamma hama prevenção

No inverno de 2009, a população mundial assistiu bestificada o aparecimento de um novo vírus, chamado de: H1N1, ou gripe suína, fazendo muitas vítimas fatais devido a eficácia de seu mal.
Agora em 2010, o surto da vez é a CATAPORA, famosa por deixar pintinhas vermelhas pelo corpo todo.

Para não cair nessa roubada, fique atento às dicas e previna-se:

A catapora é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.

Quem já teve varicela uma vez na vida, não corre mais o risco de desenvolvê-la. No entanto, como o vírus da catapora é o mesmo do herpes zoster (ou cobreiro), existe o risco de um indivíduo com defesa baixa desenvolver uma nova doença depois de entrar em contato com doentes em fase de ontágio. Quem tem doenças imunodepressivas, como Aids, deve manter distância do vírus.

É muito comum em época de chuva e frio, quando as pessoas se juntam em locais fechados com maior frequência. Crianças em fase escolar têm maiores chances de se contagiar pelo vírus.

Além da coceira intensa, o contagiado pode apresentar febre baixa, dor de cabeça. É uma doença que pede repouso durante os primeiros dias depois de surgirem os primeiros sintomas. Enquanto as feridas não cicatrizarem, é preciso manter o doente isolado, pois há risco de contaminação.


Dicas para amenizar esse sintoma:

Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
Tente aliviar o prurido com talcos mentolados ou banhos com maisena

Clique aqui para saber mais!

Galera, todo o cuidado é pouco. Previna-se!

Meninas do hammahama na campanha
 
 
hammabeijo @nathirada

Um comentário:

  1. aaaaah, só te matando nathalia, hahaha. até parece q eu to assim, rs.
    @dudinha_k

    ResponderExcluir